quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Guia da Eredivisie 2019/20: Sparta Rotterdam

O volante Dante Rigo passará a temporada no Sparta antes de voltar ao PSV. E pode ajudar o time de Roterdã (Pro Shots)
Sparta Rotterdam

Cidade: Roterdã
Estádio: Het Kasteel (capacidade para 11.026 torcedores)
Apelido: Kasteelheren (em holandês, "Donos do Castelo" - referência ao nome do estádio, "o castelo" em holandês)
Títulos: 6 Campeonatos Holandeses (apenas um na era profissional, em 1958/59)
Patrocínio: D&S (imobiliária)
Técnico: Henk Fräser
Destaque: Lars Veldwijk (atacante)
Fique de olho: Dante Rigo (meio-campista)
Brasileiros no elenco: nenhum
Temporada passada: vice-campeão da segunda divisão (promovido via repescagem de acesso/descenso)
Copas europeias: nenhuma
Objetivo: escapar do rebaixamento/meio de tabela)
Amistosos de pré-temporada:
26 de junho - VOC 1x3 Sparta Rotterdam
29 de junho - Combinado de Schiedam 0x6 Sparta Rotterdam
5 de julho - Sparta Rotterdam 1x0 Zaglebie Lubin-POL
14 de julho - Sparta Rotterdam 1x2 Maccabi Tel Aviv-ISR
17 de julho - Willem II 0x3 Sparta Rotterdam
20 de julho - Sparta Rotterdam 3x0 NAC Breda
24 de julho - Den Bosch 0x3 Sparta Rotterdam
27 de julho - Sparta Rotterdam 4x2 Groningen
Principais chegadas: Ariel Harush (G, Hapoel Beer Sheva-ISR), Jürgen Mattheij (D, Excelsior), Khalid Karami (D, Vitesse), Dante Rigo (M, PSV), [Laros Duarte (M, PSV)], Bryan Smeets (A, TOP Oss), Joël Piroe (A, PSV) e Denzel James (A, Noordwijk)
Principais saídas: Roy Kortsmit (G, dispensado), [Fankaty Dabo (D, Chelsea-ING)], Giliano Wijnaldum (D, dispensado), Royston Drenthe (D/M, dispensado) e Gregor Breinburg (M, De Graafschap)
Valor de mercado: 14,18 milhões de euros (via Transfer Markt)
Orçamento: 11 milhões de euros (via Voetbal International)


Legenda
Jogador (posição, clube)
Transferência definitiva
[Transferência definitiva após empréstimo]
Empréstimo
[retorno de empréstimo]

Durante boa parte da temporada passada, o Sparta Rotterdam rondou as primeiras posições da segunda divisão - e já se garantiu na repescagem de acesso/descenso, como o melhor time da Eerste Divisie entre a 3ª e a 11ª rodadas. Era até esperado, já que o tradicional clube de Roterdã já era considerado candidato à promoção desde o rebaixamento em 2017/18. Além do mais, o técnico Henk Fräser foi contratação acertada, conseguindo arrematar um time organizado e experiente dentro do futebol holandês (a ponto até de reavivar a carreira de Royston Drenthe, que já encerrara sua passagem pelos campos). Na repescagem decisiva, após passar pelo TOP Oss com facilidade na segunda fase, quase tudo vai a perder na decisão da vaga na Eredivisie, com uma derrota para o De Graafschap em pleno Kasteel (1 a 2). Todavia, a surpresa para a torcida foi a melhor possível: fora de casa, contra um clube que jogara a Eredivisie na temporada passada, o Sparta partiu firme na reta final do jogo de volta para fazer 2 a 0 e confirmar o bate-e-volta, retornando à primeira divisão.

Melhor ainda: as perspectivas são até boas para a equipe alvirrubra. É certo que as dispensas envolveram nomes conhecidos em Het Kasteel, como o goleiro Roy Kortsmit e o supracitado Drenthe. Todavia, os jogadores que desembarcam no Sparta mantêm uma base experiente quando o assunto é futebol holandês: o zagueiro Jürgen Mattheij teve alguns bons serviços no Excelsior, o lateral Khalid Karami foi empréstimo promissor do Vitesse, o volante belga Dante Rigo já mostrou algum talento nas raras chances que recebeu no PSV e terá mais ritmo de jogo antes de voltar a Eindhoven. Para melhorar, boa parte dos destaques da temporada do acesso segue no clube, como o atacante Lars Veldwijk (disputou a Copa Africana de Nações, pela África do Sul), o ponta Mohamed Rayhi, o meio-campista Adil Auassar. Se a experiência se impuser e o time se entrosar, o Sparta pode partir para o meio de tabela imediatamente após a volta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário