domingo, 26 de maio de 2019

As 23 Leoas: Kaagman

Entre 12 de maio e 4 de junho, o Espreme a Laranja traz um texto descrevendo a carreira de todas as 23 convocadas para a seleção da Holanda que disputará a Copa do Mundo feminina. 


Kaagman evoluiu gradativamente nas passagens por Ajax e Everton. Mas só neste 2019 deu o salto e entrou para a seleção adulta da Holanda (onsoranje.nl)
É possível falar que a meio-campista Inessa Kaagman é a única jogadora do meio-campo da convocação da Holanda para a Copa do Mundo feminina que deverá passar todo o torneio no banco de reservas. Todavia, Kaagman conclui com sua convocação um trajeto de carreira que já tem sido regular nos clubes - e que só conheceu a seleção adulta na reta final da preparação para esta Copa.

Kaagman começou a jogar em junho de 2008, nas equipes de base do Hollandia, clube amador próximo a Hoorn, cidade natal - e clube em que seu pai, Pim Kaagman, era treinador. Lá a jogadora passou cinco anos. E em 2012, já viu os primeiros frutos da evolução como meio-campista, com a convocação para a seleção sub-15 da Holanda. E o que Inessa mostrou ali, às vésperas da promoção no Hollandia e na Laranja Sub-15, foi o suficiente.

Em 2013, a evolução da jovem na carreira foi duplicada. Na seleção, Kaagman já foi promovida à categoria sub-17, participando da campanha nas Eliminatórias da Euro da categoria. Em clubes, veio a transferência para o Ajax. E não era para a base do clube de Amsterdã: já era para o time feminino principal, no qual a cidadã fez 18 jogos pela BeNeLeague (a liga feminina da época, disputada em conjunto entre clubes de Bélgica e Holanda). A temporada 2013/14 teve Kaagman jogando menos pelo Ajax na BeNeLeague - 11 jogos. Mas vieram dois gols da meio-campista - e mais dois pelo Ajax na Copa da Holanda, conquistada pelos Godenzonen. De mais a mais, na seleção a evolução seguiu: a jogadora esteve na equipe que disputou a Euro Sub-19, marcou o gol da vitória sobre a Bélgica, na fase de grupos, e a Holanda seguiu até o título.

De lá até agora, Kaagman também cuidou de sua formação profissional, se diplomando em Medicina. No futebol, seguiu como titular absoluta no meio-campo do Ajax, agora disputando um Campeonato Holandês que voltara a ser isolado. O destaque foi na temporada 2016/17: a meio-campista jogou 26 vezes, fez dois gols, e as Ajacieden conquistaram a "dupla coroa" no futebol feminino do país, sendo campeãs da Eredivisie Vrouwen e da Copa da Holanda. Em 2017/18, o destaque de Kaagman no meio-campo foi maior ainda: foram 23 jogos, 7 gols, e o bicampeonato holandês. Com isso, enfim veio uma transferência para um campeonato feminino mais desenvolvido: o Inglês, com a jogadora se transferindo para o Everton em meados do ano passado.

Os bons desempenhos do Ajax no futebol holandês serviram para Kaagman se estabilizar no meio-campo da equipe (hetamsterdamschevoetbal.nl)
Na Women Super League, seguiu um bom desempenho de Kaagman pelos Toffees: foram 18 jogos e 4 gols. E finalmente, após uma estagnação no desempenho pelas seleções, a técnica Sarina Wiegman prestou atenção à jogadora. Ela foi convocada pela primeira vez para a seleção adulta já neste 2019. Estreou em 19 de janeiro, num amistoso contra a África do Sul, na Cidade do Cabo (vitória holandesa, por 2 a 1). Mais uma aparição, contra a Polônia, na amistosa Copa Algarve. Já serviu para Kaagman ser convocada para a Copa, na primeira participação que fará pela seleção adulta num torneio grande. Deverá apenas ganhar experiência, como algumas companheiras - até porque, para ajudar na criação de jogadas no meio, Jill Roord já "preenche a lacuna" no banco. O rumo de sua carreira nos clubes determinará se Kaagman seguirá no radar da seleção para chances futuras.

Ficha técnica
Nome: Inessa Kaagman
Posição: Meio-campista
Data e local de nascimento: 17 de abril de 1996, em Hoorn (Holanda)
Clubes na carreira: Ajax (2013 a 2018) e Everton-ING (desde 2018)
Desempenho na seleção: 2 jogos, desde 2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário