segunda-feira, 20 de maio de 2019

As 23 Leoas: Kerkdijk

Entre 12 de maio e 4 de junho, o Espreme a Laranja traz um texto descrevendo a carreira de todas as 23 convocadas para a seleção da Holanda que disputará a Copa do Mundo feminina. 


Kerkdijk já entrou no radar da seleção holandesa logo após a Copa de 2015. E discretamente, conseguiu se fazer valer como opção no banco de reservas (onsoranje.nl)
É possível dizer que a zagueira Danique Kerkdijk é uma das beneficiadas da primeira mudança de gerações que a seleção feminina da Holanda viveu, a partir da aparição na Copa de 2015. Afinal de contas, desde o primeiro jogo pós-Copa, Kerkdijk seguiu no radar das convocações para as Leoas - tanto no curto período sob o comando de Arjan van der Laan, quanto sob Sarina Wiegman. E agora, ela enfim chega entre as convocadas, para participar de seu primeiro torneio importante defendendo a Holanda.

Como tantas companheiras de seleção, Kerkdijk começou a jogar num clube amador de sua cidade natal: o Overwetering, de Olst. Mas já em 2010, a zagueira se mudou para um dos lugares mais apropriados para uma mulher que quisesse seguir carreira profissional no futebol feminino: o Twente, que mantém habitualmente uma equipe da modalidade. Ainda durante a temporada 2009/10, ela fez parte de um grupo de garotas do Overwetering que foi treinar na categoria sub-14 do clube de Enschede. Foi aprovada. E a partir de 2010, já ficou mesmo só no Twente.

Em 2012, Kerkdijk foi promovida à equipe adulta do Twente. E começou a jogar na zaga durante um dos melhores períodos da história dos Tukkers no futebol feminino. Enquanto vigorou a BeNeLiga, torneio conjunto entre equipes de Bélgica e Holanda, o Twente foi bicampeão (2012/13 e 2013/14). Paralelamente, na seleção sub-19 da Holanda, Kerkdijk esteve no grupo campeão europeu de mulheres na categoria. Finalmente, em 2014/15, o Twente ainda conquistou a Copa da Holanda.

No Twente, Kerkdijk foi formada como jogadora (RTV Oost)
Kerkdijk ainda era nova demais para receber uma convocação para a seleção adulta. Mas tão logo passou a Copa do Mundo, ainda em 2015, enfim ela chegou à equipe principal da Holanda, entrando no decorrer de um amistoso contra Belarus, em 17 de setembro, no lugar da volante Anouk Hoogendijk. Mais uma temporada se passou, e com ela, a defensora esteve em mais um título holandês do Twente. Passou mais uma temporada em Enschede, e enfim ganhou a chance num centro mais desenvolvido do futebol feminino: a Inglaterra, onde foi jogar no Bristol City, a partir de meados de 2017.

A ida para o Bristol City deu o ritmo de jogo necessário para a zagueira (à esquerda) voltar à seleção holandesa (Bristol City)
Com excesso de opções para a defesa da seleção, Kerkdijk ficou de fora do título da Euro feminina - aliás, ficou sem jogar pela Holanda desde 2016. Mas já se mostrava esperançosa com a ida para o Bristol City, numa entrevista em novembro de 2017: "Espero voltar à seleção o mais rápido possível". E foi possível, a partir de 2018, quando voltou a fazer parte regular do grupo de convocadas. Finalmente, Kerkdijk estará entre as convocadas para um torneio importante. Deverá ficar na reserva durante boa parte do torneio. Mas já levará a experiência para ciclos posteriores da seleção holandesa, nos quais tem condições de estar presente.

Ficha técnica
Nome: Danique Kerkdijk 
Posição: Zagueira
Data e local de nascimento: 1º de maio de 1996, em Olst (Holanda)
Clubes na carreira: Twente (2012 a 2017) e Bristol City-ING (desde 2017)
Desempenho na seleção: 13 jogos, desde 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário