quinta-feira, 23 de maio de 2019

As 23 Leoas: Pelova

Entre 12 de maio e 4 de junho, o Espreme a Laranja traz um texto descrevendo a carreira de todas as 23 convocadas para a seleção da Holanda que disputará a Copa do Mundo feminina. 


Pelova é mais uma convocada da Holanda como aposta no futuro da seleção feminina (onsoranje.nl)
A maioria das 23 convocadas para a seleção da Holanda na Copa do Mundo já tem experiência jogando pela Laranja. Quem não esteve na Copa de 2015, muito provavelmente esteve no título da Euro feminina, em 2017 - isso, sem contar as veteranas, que estiveram em Euros e Copas até por mais vezes. Mas na convocação feita por Sarina Wiegman para o Mundial na França, há claros casos de apostas para o futuro. Uma delas já foi abordada neste especial: a goleira Lize Kop. E a outra é a focalizada da vez: a meio-campista Victoria Pelova.

Pelova começou a jogar ainda criança: aos sete anos de idade, já batia sua bola nas equipes infantis do DSV Concordia, clube amador de Delft, cidade natal. E lá ficou, após ser levada pelo avô Piet. No Concordia, a meio-campista desenvolveu o estilo técnico, baseada nos dribles e na rapidez. Porém, sem conseguir espaço nos clubes profissionais holandeses, a meio-campista começou a cuidar da formação fora do futebol, conseguindo um diploma no ensino técnico, em Matemática, numa universidade em Delft.

Todavia, antes mesmo de começar a vida profissional fora dos campos, enfim o futebol ficou mais sério na vida de Victoria. Em 2016, o ADO Den Haag contratou a meio-campista - e o Concordia celebrou a pupila que ganhava a chance para despontar. De nada adiantaria, porém, se Pelova fracassasse na primeira temporada pelo time de Haia. Ocorreu o contrário: a novata aproveitou e já se tornou titular no Den Haag, em 2016/17 (26 jogos, 7 gols).

Pelova passou um longo tempo no futebol amador, conseguiu um diploma fora do futebol, mas o ADO Den Haag abriu as portas do profissionalismo para ela (Angelo Blankespoor)
Em 2017/18, foi ainda melhor: 24 jogos, 11 gols, goleadora do Den Haag na Eredivisie feminina. Com tal desempenho, Pelova foi convocada pela primeira vez para a seleção adulta, entrando durante a derrota para a Espanha (2 a 0), num amistoso, em 20 de janeiro de 2018. Mais: ela foi convocada para a seleção feminina sub-20 da Holanda, classificada para o Mundial da categoria. Pois bem: na campanha razoável das holandesas sub-20, indo às quartas de final, a meio-campista fez dois gols.

Pelova voltou do Mundial sub-20 já vista como uma promessa holandesa. Voltou a ser lembrada nas convocações da seleção adulta, fazendo mais duas partidas na Copa Algarve, já neste 2019. No ADO Den Haag, fez outra boa temporada (17 partidas, 9 gols). E vieram as recompensas. Na seleção, a convocação definitiva para a Copa; em clubes, apenas há alguns dias, a confirmação da transferência para o Ajax, a partir da próxima temporada.

Pelova comemorou: "Estou superfeliz por jogar no Ajax. Escolhi o clube por ser torcedora dele, desde criança, e por querer dar um passo além na carreira". Entretanto, ela lembrou: "Primeiro, o foco estará na Copa do Mundo". A princípio, a ida ao Mundial servirá para ganhar experiência. Mas dependendo do que ocorrer, Pelova já sai na frente para se tornar titular da Holanda, no próximo ciclo da seleção.

Ficha técnica
Nome: Victoria Pelova
Posição: Meio-campista
Data e local de nascimento: 3 de junho de 1999, em Delft (Holanda)
Clubes na carreira: ADO Den Haag (2016 a 2019) e Ajax (desde 2019 - contrato já assinado, estreará depois da Copa do Mundo feminina)
Desempenho na seleção: 3 jogos, desde 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário