quarta-feira, 15 de maio de 2019

As 23 Leoas: Van Lunteren

Entre 12 de maio e 4 de junho, o Espreme a Laranja traz um texto descrevendo a carreira de todas as 23 convocadas para a seleção da Holanda que disputará a Copa do Mundo feminina. 

Mais ofensiva nos clubes, mais defensiva na seleção, Van Lunteren faz uma carreira regular e vai à segunda Copa como titular absoluta da lateral direita na seleção (onsoranje.nl)
Em vários times, há casos de jogadores e jogadoras que conseguem arrumar posições discretamente: sem aparecerem muito, vão ficando, ficando... até se tornarem titulares úteis nas suas equipes. É o caso de Desiree van Lunteren. A lateral direita chegou à seleção feminina holandesa em 2012 - e desde então, é titular absoluta das Leoas, sejam quais forem os técnicos. A não ser por caso de lesão, assim será também na Copa do Mundo.

É o coroamento de uma carreira regular, como poucas vezes se viu no futebol feminino holandês. Desde que começou a jogar, no time feminino da base do SV Almere, clube amador de sua cidade natal, Van Lunteren sempre manteve a carreira em plena atividade. Tanto que, pouco depois, ainda adolescente, a jogadora já se foi para outro clube: o SV Buitenboys. E na reta final da adolescência, chegou ao último estágio da carreira amadora: o AS'80, mais uma agremiação amador de Almere. Na equipe júnior do AS'80, Van Lunteren participou de um torneio de futebol de salão, organizado pelo Almere City (único clube profissional da cidade), como única jogadora entre vários homens... e foi eleita a melhor do torneio.

Terminava ali a fase de formação, começava ali a carreira profissional. Porque, badalada em Almere, a jogadora - então, jogando mais no ataque, pelas pontas - foi mandada a Amsterdã, para fazer parte de um projeto que a federação holandesa tinha em parceria com a HvA (Hogeschool van Amsterdam), uma das principais universidades da capital dos Países Baixos, para fomentar o futebol feminino entre as universitárias do país. Foi como uma das estudantes-jogadoras que Van Lunteren chamou a atenção do AZ, então bicampeão feminino holandês. E ela foi contratada pelo clube de Alkmaar, em 2009.

Rapidamente, Van Lunteren virou titular dos Alkmaarders, que viveram mais uma excelente temporada em 2009/10, com o tricampeonato da Eredivisie feminina. Na temporada seguinte, 2010/11, mais um título: a Copa da Holanda. E a sequência só foi parada porque o AZ decidiu desativar o seu time feminino. Pelo menos para a lateral, já mostrando força física e capacidade de marcação (e exatamente por isso, já escalada mais atrás), a carreira não parou: foi sair do AZ e já ir direto para a equipe feminina do Telstar.

Nas "Leoas Brancas", a lateral passou a temporada 2011/12. Mais importante: recebeu a primeira chance na seleção feminina, estreando num amistoso contra a França (vitória das Bleuets, por 2 a 1, em 15 de fevereiro de 2012). Entronizada como uma das melhores jogadoras holandesas, Van Lunteren foi contratada pelo Ajax, no meio de 2012. No clube de Amsterdã, jogando a Eredivisie Vrouwen - e também a BeNeLeague, liga conjunta dos times belgas e holandeses -, a lateral tinha mais espaço para explorar seu potencial ofensivo. E o fez bem, nas duas primeiras temporadas: 11 gols em 2012/13, 13 gols em 2013/14. De quebra, o Ajax ainda ganhou a Copa da Holanda, em 2013/14.

Van Lunteren ainda esperaria um pouco mais na seleção: foi convocada para a Euro 2013, mas a lateral-direita tinha nome certo, com a experiente Dyanne Bito. Dali em diante, sim, a lateral do Ajax aproveitou sua chance: tomou a posição de Bito no decorrer de 2014, soube adequar seu estilo ao da seleção, sendo mais cautelosa e defensiva. E teve seu prêmio: não só foi convocada para a Copa de 2015, mas também foi titular absoluta na primeira participação da seleção holandesa feminina em Mundiais - só saiu contra o Canadá, aos 13 minutos da etapa inicial, por lesão.

Com mais liberdade para avançar pela ponta-direita rumo ao ataque, Van Lunteren chegou a usar a camisa 10 no Ajax (Peter Lous/Soccrates/Getty Images)
E desde então, Van Lunteren seguiu bem na lateral direita, em dois modos. No Ajax, mais ofensiva, foi a dona da posição nas duas "duplas coroas" do clube, que venceu a Eredivisie Vrouwen e a Copa da Holanda tanto em 2016/17 quanto em 2017/18. Na seleção, já que Shanice van de Sanden traz velocidade e ofensividade suficientes no ataque, Van Lunteren se segura mais nos cuidados de marcação. E assim, foi convocada a mais uma Euro, em 2017. Nela, foi nome frequente na escalação da Holanda campeã europeia. Feitos premiados com uma façanha pessoal: foi eleita a "Mulher Esportiva do Ano" em Amsterdã, em 2017.

Após a temporada 2017/18, era hora de mudanças mais ambiciosas. Pelo menos, nos clubes: Van Lunteren deixou o Ajax, indo para o Freiburg, da Alemanha. Já na seleção, ela continua mais firme na defesa, na lateral direita. E assim, irá à sua segunda Copa - como titular.

Ficha técnica
Nome: Desiree van Lunteren
Posição: Lateral direita
Data e local de nascimento: 30 de dezembro de 1992, em Almere (Holanda)
Clubes na carreira: AZ (2009 a 2011), Telstar (2011 a 2012), Ajax (2012 a 2018) e Freiburg-ALE (desde 2018)
Desempenho na seleção: 70 jogos, desde 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário