domingo, 12 de maio de 2019

As 23 Leoas: Van Veenendaal

Entre 12 de maio e 4 de junho, o Espreme a Laranja traz um texto descrevendo a carreira de todas as 23 convocadas para a seleção da Holanda que disputará a Copa do Mundo feminina.

Van Veenendaal: o time da Holanda na Copa deve começar por ela, mesmo com o retorno de Geurts à boa forma (OnsOranje.nl)
Assim como um time começa por uma goleira, este especial também começa pela provável titular do gol da Holanda na Copa. Bem, já não é mais tão provável assim, por motivos que serão citados no próximo texto, sobre Loes Geurts. Ainda assim, esta arqueira já mostra capacidade desde 2015, pelo menos. E a partir de 2017, virou a opção preferencial da técnica Sarina Wiegman para estar debaixo das três traves como a goleira das Leoas: Sari van Veenendaal.

Van Veenendaal começou a carreira num clube amador de sua cidade, o VSV Vreeswijk, no começo da década passada. No entanto, as perspectivas de seguir em frente no futebol só ganharam corpo a partir do momento em que ela foi para mais um clube amador, o Saestum, já no meio da década - por volta de 2005. A partir de então, foi esperar pela chance de alcançar um clube profissional que tivesse uma equipe feminina.

A chance chegou em 2008: o Utrecht contratou Van Veenendaal, e aí começou a carreira profissional da goleira. Começou, mas sem desenvolvimento acelerado. Por dois anos, Sari ficou na reserva de alguém com quem ainda conviveria muito nas convocações de seleção - Angela Christ, outra goleira frequente na reserva de Geurts, enquanto jogou (Christ encerrou a carreira em 2018). Até veio o primeiro título da carreira, na reserva - a Copa da Holanda, em 2009/10. Mas a moça de 1,80m precisava de mais ritmo de jogo, se quisesse preencher seu potencial.

Van Veenendaal teve a chance no Twente. Não de primeira: quando chegou ao clube de Enschede, em 2010, ainda teve a concorrência de Tiffany Loeven. Mas Loeven, goleira titular, se machucou no começo da temporada 2010/11. Aí, sim, Sari teve a sequência que desejava. Agradou. O Twente foi campeão holandês feminino. Mesmo com Loeven recuperada, Van Veenendaal seguiu titular no gol dos Tukkers. E finalmente, teve o salto: em 7 de março de 2011, a goleira recebeu a primeira chance de jogar na seleção holandesa, numa goleada por 6 a 0 sobre a Suíça, num torneio amistoso realizado no Chipre.

Geurts podia até seguir como titular absoluta da seleção, mas Van Veenendaal mostrava talento e imposição física no gol. Era favorecida pela excelente fase do Twente, que disputava a BeNeLiga (liga unificada entre Bélgica e Holanda) e foi tricampeão holandês, entre 2012/13 e 2014/15. No meio disso, veio a primeira convocação para um torneio com a Holanda - a Euro 2013. As Leoas foram mal, caindo na fase de grupos. Mas se já surgia uma nova geração, a goleira era uma de suas principais representantes.

A rigor, Van Veenendaal ainda usaria a primeira participação da seleção feminina numa Copa do Mundo, em 2015, apenas para aprender. No entanto, a evolução foi "apressada" pelo destino: Geurts se machucou na estreia holandesa, e a reserva já entrou contra a China. Teve azar: num jogo de muita pressão, Sari fez boas defesas, teve sorte, vinha conseguindo manter o 0 a 0, mas um desacerto com a zagueira Merel van Dongen rendeu o gol de Wang Lisi, nos acréscimos, dando a vitória às chinesas. 

A goleira já mostrava talento na Holanda, mas a carreira deu o salto decisivo com a ida para o Arsenal (Reprodução/Wikipedia)
Tudo bem: pelo pouco que mostrara na Copa e pelo muito exibido no Twente, Van Veenendaal já merecia um clube mais estabelecido no futebol feminino europeu. A chance veio logo após a Copa, em 2015, com a oferta do Arsenal. A goleira aceitou. Desde então, titular dos Gunners, ganhou uma uma Copa da Inglaterra (2015/16) e uma Copa da Liga Inglesa (2017/18). Com a irregularidade de desempenho de Geurts, Van Veenendaal tomou a titularidade na seleção. E se consolidou de vez na meta com a campanha da Holanda rumo ao título, na Euro 2017, mostrando firmeza, arrojo nas saídas de bola e, se necessário, capacidade para defender pênaltis. De quebra, na temporada recém-encerrada, mais um título: a liga inglesa feminina.

Nos últimos tempos, Geurts até voltou a ser convocada para a seleção, após um período voluntário de ausência. E até se alterna mais com Van Veenendaal nas últimas partidas da seleção holandesa feminina. Porém, pelos últimos anos, se sabe: na Copa, muito provavelmente, Sarina Wiegman optará por aquela que justifica a titularidade no gol da Holanda, desde 2015.

Ficha técnica
Nome: Sari van Veenendaal
Posição: Goleira
Data e local de nascimento: 3 de abril de 1990, em Nieuwegein (Holanda)
Clubes na carreira: Utrecht (2008 a 2010), Twente (2010 a 2015) e Arsenal-ING (desde 2015)
Desempenho na seleção: 52 jogos, desde 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário