quarta-feira, 29 de maio de 2019

As 23 Leoas: Renate Jansen

Entre 12 de maio e 4 de junho, o Espreme a Laranja traz um texto descrevendo a carreira de todas as 23 convocadas para a seleção da Holanda que disputará a Copa do Mundo feminina. 


Renate Jansen já atua pela seleção da Holanda desde 2010, mas nunca conseguiu a titularidade. E dificilmente conseguirá na Copa (onsoranje.nl)


O caso da atacante Renate Jansen é daqueles que, em geral, entristece a jogadora, embora jamais ela vá confessar isso. Renate já tem experiência de sobra: atacante das mais conhecidas do futebol holandês, nome frequente nas convocações da seleção, já tem muitos anos de serviços prestados à Laranja... mas sempre há opções melhores à disposição dos treinadores para o time titular. Por isso, Jansen geralmente fica no banco de reservas. E assim deverá ser na Copa do Mundo feminina, a primeira de sua carreira.

Renate começou a jogar já numa tenra idade: aos 5 anos, já dava seus chutes no SV Abbenes, da cidade natal - o pai e um tio eram técnicos no clube amador. E lá ela ficou, até os 15 anos de idade, quando continuou a trajetória na base do VV Kagia, outra agremiação amadora. Àquela altura, Jansen já se consolidava como atacante, atuando preferencialmente no meio da área, tendo a finalização como sua principal qualidade.

Numa família entretida com o futebol, incentivo não lhe faltou para seguir a carreira. Esta ganhou o impulso decisivo em 2007: não só a atacante se transferiu para o Ter Leede, mais uma equipe amadora, como simultaneamente passou a fazer parte do projeto de formação de jogadoras mantido pela parceria entre a federação holandesa e a HvA, universidade de Amsterdã. Em um ano, o talento de Renate Jansen foi notado definitivamente: ela recebeu a primeira chance num time profissional, indo estrear na equipe feminina do ADO Den Haag, que já disputava o Campeonato Holandês. Por sinal, a responsável por trazer a atacante ao clube de Haia foi uma tal Sarina Wiegman, então treinadora do Den Haag.

No clube auriverde, Renate virou titular desde o começo. Já na primeira temporada completa pelo ADO Den Haag (2008/09), foram 23 jogos e 9 gols. A partir de 2010, novo salto de desempenho: nesse ano, já veio a primeira convocação de Jansen para a seleção feminina da Holanda - e a primeira partida, em 1º de abril, contra a Eslováquia, pelas Eliminatórias da Copa de 2011, substituindo Kirsten van de Ven nos últimos oito minutos. Finalmente, na temporada 2010/11, foram 21 jogos e 14 gols de Jansen pela Eredivisie Vrouwen. Mas o ápice veio na temporada 2011/12: o ADO Den Haag ganhou a "dupla coroa" na Holanda, sendo campeão na copa e na liga holandesas, e Jansen foi a goleadora do time na Eredivisie - foram 10 gols em 18 jogos.

A partir da temporada 2012/13, porém, as coisas mudaram um pouco. A Eredivisie se uniu ao campeonato feminino da Bélgica para formar a BeNeLeague, e o ADO Den Haag ficou apenas com a quinta posição. Mas Jansen seguiu bem: 15 gols em 28 jogos. Na temporada seguinte da BeNeLeague, então, foi ainda melhor: em 25 partidas, 21 bolas da atacante nas redes. Todavia, a concorrência era ingrata na seleção. Havia Van de Ven, Manon Melis, as revelações que eram Lieke Martens e Vivianne Miedema... e Renate Jansen passava longe da Laranja. Ficou fora da Euro 2013 e da Copa de 2015.

Renate Jansen já tivera bons momentos no ADO Den Haag, e seguiu confiável no Twente (twenteinsite.nl)
O tempo passou, a Eredivisie voltou a ser disputada isoladamente, e era hora de Jansen buscar novos ares. A chance apareceu no melhor lugar possível: o Twente, vice-campeão da BeNeLeague, considerado o melhor time feminino da Holanda então, trouxe a avante, que deixou o ADO Den Haag após 109 gols em 181 jogos. O primeiro ano passado em Enschede foi melhor do que se podia imaginar: 13 gols em 23 jogos, e Renate era parte importante do Twente campeão feminino na Holanda.

Melhor ainda: o bom desempenho no Twente levou Renate de volta ao radar das convocações para a seleção da Holanda. Sob o comando de Arjan van der Laan, vieram alguns amistosos em 2016. Mas foi com uma velha conhecida como técnica das Leoas que a atacante voltou de vez às chamadas. Sarina Wiegman levou Jansen para a disputa da Copa Algarve em 2017. Principalmente, a incluiu entre as 23 convocadas para a Euro sediada na Holanda. E no marcante título europeu da Oranje, Renate Jansen entrou em quatro partidas, incluindo a final. Quando Miedema se cansava, ou quando a velocidade já não era a mesma para Lieke Martens e Shanice van de Sanden, Jansen servia como uma importante referência no ataque, para reter a bola.

Assim ela continuou no Twente. Marcando menos gols, é verdade - seis em 2016/17, 8 em 2017/18, 7 na temporada 2018/19. Mas seguiu titular na equipe feminina dos Tukkers, recém-consagrada campeã feminina holandesa. Seguiu como opção experiente no banco da seleção holandesa feminina. E tem sua utilidade entre as convocadas para a Copa.


Ficha técnica
Nome: Renate Jansen
Posição: Atacante
Data e local de nascimento: 7 de dezembro de 1990, em Abbenes (Holanda)
Clubes na carreira: ADO Den Haag (2008 a 2015) e Twente (desde 2015)
Desempenho na seleção: 35 jogos e 3 gols, desde 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário