terça-feira, 14 de maio de 2019

As 23 Leoas: Lize Kop

Entre 12 de maio e 4 de junho, o Espreme a Laranja traz um texto descrevendo a carreira de todas as 23 convocadas para a seleção da Holanda que disputará a Copa do Mundo feminina. 

Havia uma vaga de terceira goleira na seleção holandesa para ser disputada. Lize Kop estava na hora e no lugar certos para ganhá-la, indo à Copa como aposta para o futuro (onsoranje.nl)
Até 2017, a definição das três goleiras costumeiramente convocadas para a seleção feminina da Holanda era relativamente tranquila: Van Veenendaal como a titular (pelo menos, a partir de 2015), Geurts como reserva, e Angela Christ como a terceira opção. Isso acabou após a conquista da Euro, pelo menos no tocante à terceira arqueira das Leoas: Christ decretou que deixava a seleção laranja em definitivo, encerrando carreira em 2018. Abria-se uma chance, e quem estivesse no lugar e na hora certos a aproveitaria. Coube a Lize Kop, goleira do Ajax, ser a mais competente - e, por isso, ser anunciada como a terceira goleira holandesa na Copa.

Aliás, por um certo tempo, duas vagas se abriram na seleção holandesa para goleiras: afinal, além da saída definitiva de Christ, Loes Geurts decidiu dar um tempo na carreira. E a preferida da técnica Sarina Wiegman para a reserva de Van Veenendaal era outra: Jennifer Vreugdenhil, arqueira do ADO Den Haag. Enquanto isso, a jovem Kop era uma aposta para o futuro: após iniciar a carreira em 2014, no CTO Amsterdam (centro de treinamentos bancado pela federação), a goleira fazia sua trajetória na base do Ajax e da seleção, desde a categoria sub-16. Já merecia atenção: em 2016, recebera a primeira convocação para a seleção adulta. Mas não parecia capaz de fazer frente a Vreugdenhil.

Pelo menos, até 2018. Em janeiro do ano mencionado, Vreugdenhil sofreu uma lesão, e teve de ser cortada de uma semana de treinamentos, no balneário de La Manga, na Espanha. Então, foi chamada Paulina Quaye, do VV Alkmaar - também iniciada no CTO Amsterdam. Mas foi outra vinda do centro de treinamentos da KNVB que recebeu a aposta definitiva de Sarina Wiegman: logo após ser convocada para a seleção feminina sub-20, que disputou o Mundial da categoria no ano passado, na França, Kop já se integrou imediatamente à seleção adulta.

A boa campanha pelo Ajax na temporada recém-encerrada fez Kop ganhar a disputa pela convocação contra Quaye e Vreugdenhil (Erwin Spek/Soccrates/Getty Images)
Simultaneamente, a arqueira de 1,72m já ganhou a vaga de titular no Ajax, com a saída da espanhola Eli Sarasola para o PSV. E Kop viveu boa temporada em 2018/19, sendo absoluta na meta da equipe vice-campeã da Eredivisie feminina e campeã da Copa da Holanda. Mais do que isso: na Copa Algarve, torneio amistoso, ganhou sua primeira partida pela seleção feminina adulta, no empate com a Polônia. Agradou.

Com esses dois antecedentes recentes, Lize Kop praticamente garantiu sua vaga como terceira goleira da Holanda na Copa do Mundo feminina. Claro, irá mais como uma aposta para o futuro: o presente ainda é de Van Veenendaal e de Geurts. Mas, pela precocidade, é justo imaginar que será rápida a ascensão da novata em um futuro muito curto.

Ficha técnica
Nome: Lize Kop
Posição: Goleira
Data e local de nascimento: 17 de março de 1998
Clubes na carreira: Ajax (desde 2013)
Desempenho na seleção: 1 jogo, desde 2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário