quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Guia da Eredivisie 2022/23: AZ

 
O AZ fez uma aposta com boas chances de dar certo ao contratar Bazoer, nome que fortalece uma base sólida, tentando já iniciar bem a Eredivisie, para sonhar com mais (Ed van de Pol/AZ.nl)

Alkmaar Zaanstreek

Cidade: Alkmaar 
Estádio: AFAS Stadion (capacidade para 17.023 torcedores)   
Apelido: Alkmaarders
Títulos: 2 Campeonatos Holandeses 
Patrocínio: Kansino (empresa de apostas online)
Técnico: Pascal Jansen 
Destaques: Vangelis Pavlidis (atacante) e Jesper Karlsson (atacante)
Fique de olho: Mees de Wit (ala)
Temporada passada: 5º colocado
Brasileiros no grupo de jogadores: nenhum 
Copas europeias: Conference League (enfrentará o Gil Vicente-POR, nos play-offs por vaga na fase de grupos)
Objetivo: vaga direta em competições europeias 
Amistosos de pré-temporada:
2 de julho - AZ 3x1 Zwolle
6 de julho - AZ 2x2 PAOK-GRE
9 de julho - Olympiacos-GRE 1x0 AZ
16 de julho - Westerlo-BEL 0x1 AZ 
24 de julho - AZ 1x0 Bologna-ITA 
Principais chegadas: Mayckel Lahdo (D, Hammarby-SUE), Zinho Vanheusden (D, Internazionale-ITA)[Joris Kramer (D, Go Ahead Eagles)], Mees de Wit (D, Zwolle), Riechedly Bazoer (D/M, Vitesse) e Jens Odgaard (A, Sassuolo-ITA)
Principais saídas: Joris Kramer (D, NEC), Owen Wijndal (D, Ajax), Aslak Witry (D, Ludogorets-BUL), [Thomas Ouwejan (D, Schalke 04-ALE)], [Ferdy Druijf (M, Rapid Viena-AUT)], Fredrik Midtsjo (M, Galatasaray-TUR), Kenzo Goudmijn (M, Excelsior), Mohamed Taabouni (M, Feyenoord) e Zakaria Aboukhlal (A, Toulouse-FRA) 
Legenda
Jogador (posição, clube)
Empréstimo
[Transferência em definitivo após empréstimo]
[Retorno de empréstimo]

Esta temporada não pode ser igual às duas últimas que passaram em Alkmaar. Então há crise no AZ? Longe disso: o clube continua fazendo um trabalho relativamente consistente, dentro e fora de campo. Porém, tanto em 2020/21 quanto em 2021/22, os Alkmaarders tropeçaram além da conta nas primeiras rodadas, e esses maus resultados inviabilizaram que a equipe entrasse mais firmemente na disputa do título, quando a reta final do campeonato chegava. Eis o grande objetivo inicial: já começar com ritmo alto em 2022/23. Primeiro, para diminuir riscos que o clube correu na temporada passada, quando só conseguiu a vaga na Conference League via repescagem, coisa com que o AZ já estava desacostumado. Segundo, porque o AZ já está em plena disputa na Conference League - e chegar à fase de grupos é obviamente recomendável, para o clube (e para o próprio futebol holandês), ainda mais após a eliminação algo decepcionante nas oitavas de final da Conference passada. Para tanto, algumas mudanças aconteceram. A começar pelo gol: Hobie Verhulst, criado no clube e na reserva já há alguns anos, será o titular, após as atuações inconstantes de Peter Vindahl na temporada passada. 

Se Owen Wijndal, o último remanescente de 2019/20 (a temporada que "podia ter sido"), enfim obteve a transferência tão ensaiada para o Ajax, será a hora do húngaro Milos Kerkez, experimentado nos jogos da repescagem por vaga na Conference, ter uma sequência de jogos - disputando posição com Mees de Wit, contratação promissora, único ponto positivo no rebaixado Zwolle. No meio-campo, se o velho conhecido Fredrik Midtsjo está de saída, a reposição não poderia ser melhor, com a vinda (até surpreendente) de Riechedly Bazoer, vindo de bons momentos no Vitesse. E no ataque, valerá a pena prestar atenção em Jens Odgaard: após empréstimos a times holandeses (Heerenveen e RKC Waalwijk), agora o dinamarquês estará em definitivo, podendo ser valiosa alternativa ao destaque supremo Jesper Karlsson. De resto, as caras formam uma base conhecida e entrosada. Pantelis Hatzidiakos e Bruno Martins Indi na zaga; Dani de Wit e Jordy Clasie no meio; o citado Karlsson e Vangelis Pavlidis no ataque. Base que provavelmente jogará num esquema diferente: ao invés do 4-3-3, um 5-3-2 deve ser o jeito preferencial com que Pascal Jansen escalará a equipe. Seja como for, o AZ deseja entrar nos eixos rapidamente, para aumentar as chances de voltar a dar o "salto" que deseja faz tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário