quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Guia da Eredivisie 2022/23: Heerenveen

 
Van Hooijdonk ajudou o Heerenveen no ótimo fim da temporada passada. Agora, com um ano de empréstimo garantido, pode ser ainda mais importante (Pro Shots)

Sportclub Heerenveen

Cidade: Heerenveen   
Estádio: Abe Lenstra (capacidade para 26.100 torcedores) 
Apelido: Fean (corruptela de "Hearrenfean", nome do time no idioma frísio - falado na província de Frieslândia, onde fica a cidade de Heerenveen), Frísios, Time da Frísia, "De Superfriezen" ("os superfrísios") 
Títulos: nenhum Campeonato Holandês (1 Copa da Holanda)
Patrocínio: Ausnutria (empresa de alimentos infantis à base de leite de cabra)
Técnico: Kees van Wonderen
Destaques: Thom Haye (meio-campista) e Sydney van Hooijdonk (atacante)
Fique de olho: Andries Noppert (goleiro)
Temporada passada: 8ª colocado
Brasileiros no grupo de jogadores: nenhum
Copas europeias: nenhuma
Objetivo: meio de tabela/vaga nos play-offs pela Conference League
Amistosos de pré-temporada:
28 de junho - Seleção regional Gaasterlân 0x14 Heerenveen
2 de julho - Heerenveense Boys 0x7 Heerenveen
5 de julho - Heerenveen 4x1 TOP Oss
8 de julho - Heerenveen 0x1 Utrecht
15 de julho - Zwolle 0x2 Heerenveen (um tempo com 75 minutos, outro tempo com 60 minutos)
22 de julho - Heerenveen 1x1 RWDM-BEL
30 de julho - Heerenveen 3x1 Excelsior
Principais chegadas: Andries Noppert (G, Go Ahead Eagles), Alex Timossi (M, Bayern de Munique-ALE), Simon Olsson (M, Elfsborg-SUE), Hussein Ali (A, Örebrö-SUE), Mats Köhlert (A, Willem II), Antoine Colassin (A, Anderlecht-BEL) e Sydney van Hooijdonk (A, Bologna-ITA)
Principais saídas: Erwin Mulder (G, Go Ahead Eagles), Ibrahim Dresevic (D, Karagümrük-TUR), Nick Bakker (D, Al Arabi-SAU), Lucas Woudenberg (D, Willem II), [Nicolas Madsen (M, Midtjylland-DIN)], [Filip Stevanovic (M, Manchester City-ING)], Siem de Jong (A, De Graafschap) e [Anthony Musaba (A, Monaco-FRA)] 
Grupo de jogadores

Legenda
Jogador (posição, clube)
Empréstimo
[retorno de empréstimo]

Para um time que passou boa parte da temporada anterior em marcha lenta - até temendo, levemente, as últimas posições -, a reta final do Heerenveen foi surpreendentemente agradável, com arrancada nas rodadas finais e disputa de lugar na Conference League, via play-offs. E o time da província da Frísia está se preparando para a temporada atual tentando manter esse clima otimista de reformulação. Que ganhou impulso já na escolha do novo técnico: após o trabalho estabilizador do dinamarquês Ole Tobiasen, Kees van Wonderen chega ao Fean para fazer ali o que já fez com grande competência no Go Ahead Eagles. Ou seja: criar um time firme, estável na defesa e bastante rápido nos contra-ataques.

Para a defesa, até agora, apenas uma transferência digna de nota. Para o gol, após o veterano Erwin Mulder ser dispensado ao fim de contrato, Andries Noppert chegou respaldado por Van Wonderen: afinal, Noppert teve grande mérito na campanha do Go Ahead Eagles, com agilidade e segurança debaixo das três traves. No meio, onde Thom Haye seguirá como responsável pela criação das jogadas, o sueco Alex Timossi chega do time B do Bayern de Munique para ser uma aposta. Mas é no ataque a grande aposta do Heerenveen. Primeiro, pela permanência de Amin Sarr, um dos que mais ajudaram na reação da Eredivisie que passou. Depois, com a confirmação que a torcida mais desejava: novamente, Sydney van Hooijdonk, o destaque absoluto das rodadas derradeiras, o nome com técnica suficiente para fazer a diferença, foi emprestado novamente pelo Bologna. Agora cedido por um ano, o filho de Pierre tem tudo para ser o símbolo de uma equipe que possa fazer uma campanha mais regular desde o princípio da liga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário