quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Guia da Eredivisie 2022/23: Emmen

Bernadou foi destaque na campanha do título da segunda divisão, que devolveu o Emmen à Eredivisie. E o clube quer ficar mais do que as três temporadas que já teve (fcemmen.nl/Divulgação)

Football Club Emmen

Cidade: Emmen 
Estádio: De Oude Meerdijk (capacidade para 8.301 torcedores)
Apelido: Rood-witten (em português, "Alvirrubros")
Títulos: 1 título da segunda divisão
Patrocínio: Easy Toys (empresa de artefatos sexuais)
Técnico: Dick Lukkien
Destaques: Miguel Araújo (zagueiro) e Lucas Bernadou (meio-campista)
Fique de olho: Fernando Pacheco (atacante)
Brasileiros no grupo de jogadores: nenhum 
Temporada passada: campeão da segunda divisão
Copas europeias: nenhuma 
Objetivo: escapar do rebaixamento 
Amistosos de pré-temporada:
24 de junho - DZOH (amador) 0x1 Emmen
29 de junho - Drenthina (amador) 0x7 Emmen
1º de julho - SVV '04 (amador) 0x16 Emmen
2 de julho - Hoogezand (amador) 0x11 Emmen
8 de julho - Zwolle 0x0 Emmen
17 de julho - Groningen 2x1 Emmen
19 de julho - De Graafschap 3x2 Emmen
23 de julho - Werder Bremen-ALE 0x0 Emmen
30 de julho - Sparta Rotterdam 3x1 Emmen
Principais chegadas: Eric Oelschlägel (G, Utrecht), Mickey van der Hart (G, sem clube), Maikel Kieftenbeld (D, Millwall-ING), Michael Heylen (D, Sparta Rotterdam), Mark Diemers (M, Feyenoord), Gonzalo Sánchez (A, Alianza Atlético-PER), Ahmed El Messaoudi (Richairo Zivkovic (A, Estrela Vermelha-SER) e Fernando Pacheco (A, Sporting Cristal-PER)
Principais saídas: [Michael Brouwer (G, Heracles Almelo)], Peet Bijen (D, fim de contrato), [Kian Slor (D, Groningen)], Peter van Ooijen (M, Helmond Sport), [Joël van Kaam (M, Groningen)] e [Reda Kharchouch (A, Sparta Rotterdam)]
Grupo de jogadores

Legenda
Jogador (posição, clube)
Transferência definitiva
[Transferência definitiva após empréstimo]
Empréstimo
[retorno de empréstimo]

Quando foi rebaixado, a duras penas, na repescagem de acesso/descenso da temporada 2020/21 (só caiu para o NAC Breda nos pênaltis), o Emmen não perdia só o lugar na Eredivisie: perdia também um dinheiro valioso, para um clube que tinha o menor orçamento da primeira divisão. Por isso, voltar à elite o mais rápido possível era até uma questão de sobrevivência. E os Emmenaren fizeram isso em grande estilo: conquistando o primeiro título dos 97 anos de história do clube (só 37 anos no profissionalismo), mostrando a solidez típica dos times comandados por Dick Lukkien, técnico que já marca seu nome em alto relevo na história do clube - treinou a campanha do acesso em 2017/18, esteve nas três temporadas de Eredivisie e, mesmo cortejado por clubes de melhor condição, preferiu seguir no Emmen, coroando a permanência com a conquista do troféu.

Assim como Dick Lukkien no banco, o clube alvirrubro conta com certos remanescentes da primeira passagem pela Eredivisie entre os titulares. Um bom exemplo é Miguel Araújo, que até virou símbolo: mesmo com a saída cogitada de vez em quando, não só o zagueiro peruano segue no Emmen, como até virou um "cicerone" para outros compatriotas que chegaram, como os atacantes Gonzalo Sánchez e Fernando Pacheco. Já o meio-campo Lucas Bernadou, que ainda chegava na temporada da queda, foi nome fundamental na campanha do acesso. E caberá a ele ser o principal nome de uma base que ganhou nomes experientes em termos de Eredivisie, como o goleiro Eric Oelschlägel, o zagueiro Michael Heylen e o atacante Richairo Zivkovic. Restará ao Emmen mostrar, como já mostrou nas aparições anteriores, capacidade para surpreender, se manter na primeira divisão e poder ter perspectivas mais regulares do que apenas ficar na elite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário