quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Guia da Eredivisie 2022/23: Fortuna Sittard

A vinda inesperada de Burak Yilmaz já incrementou as perspectivas do Fortuna Sittard para a próxima temporada. Mas há mais razões para acreditar que, desta vez, o clube viverá tempos mais aliviados (Pro Shots)

Fortuna Sittard

Cidade: Sittard 
Estádio: Fortuna Sittard (capacidade para 12.511 torcedores)
Site oficial
Apelidos: FSC
Títulos: 2 Copas da Holanda (1956/57 e 1963/64) e 1 Eerste Divisie/segunda divisão (1994/95)
Patrocínio: Hurkmans Groep (conglomerado de empresas de infraestrutura)
Técnico: Sjors Ultee
Destaque: Burak Yilmaz (atacante)
Fique de olho: Mats Seuntjens (atacante)
Brasileiros no grupo de jogadores: nenhum 
Temporada passada: 15º colocado
Copas europeias: nenhuma
Objetivo: Escapar do rebaixamento/meio de tabela
Amistosos de pré-temporada:
2 de julho - Fortuna Sittard 2x3 Viktoria Köln-ALE 
6 de julho - Fortuna Sittard 1x1 Bochum-ALE
9 de julho - OH Leuven-BEL 1x1 Fortuna Sittard
13 de julho - Fortuna Sittard 5x2 Team VVCS (equipe da associação holandesa de jogadores profissionais, com atletas inativos)
16 de julho - Royal Antwerp-BEL 0x1 Fortuna Sittard
22 de julho - Shakhtar Donetsk-UCR 3x3 Fortuna Sittard, em combinado com o SV CWO Vlaardingen
30 de julho - Fortuna Sittard 5x1 VVV-Venlo
Principais chegadas: Ivor Pandur (G, Verona-ITA), [Ivo Pinto (D, Dinamo Zagreb-CRO)], Rodrigo Guth (D, Atalanta-ITA), Dogan Erdogan (M, Gaziantepspor-TUR), Cole Bassett (M, Colorado Rapids-EUA)Vasilios Sourlis (M, Olympiacos-GRE), Oguzhan Özyakup (A, sem clube), Iñigo Córdoba (A, Athletic Bilbao-ESP)[Toshio Lake (A, MVV Maastricht)] e Burak Yilmaz (A, Lille-FRA)
Principais saídas: Michael Verrips (G, Groningen), Martin Angha (D, Al Adalah-SAU), [Nigel Lonwijk (D, Wolverhampton-ING)], Andreas Samaris (D/M, fim de contrato), Tesfaldet Tekie (M, fim de contrato), Ben Rienstra (M, não divulgado), Charlison Benschop (A, De Graafschap), Toshio Lake (A, TOP Oss), Lisandro Semedo (A, fim de contrato) e Zian Flemming (A, Millwall-ING)

Legendal
Jogador (posição, clube)
[transferência definitiva após empréstimo]
Empréstimo
[retorno de empréstimo]

Nada como uma transferência bombástica para turbinar as expectativas. No começo da pré-temporada, o Fortuna Sittard ainda cicatrizava as feridas de uma campanha em que o rebaixamento passou muito perto - e ainda via o raro destaque Zian Flemming deixar Sittard, rumo ao Millwall inglês, na transferência de maior valor na história do clube. Embora não fossem figuras de proa, também saíam titulares habituais como Ben Rienstra e Lisandro Semedo, ambos em fim de contrato. Poderia parecer caminho aberto para mais um campeonato de sofrimento contra a queda - se é que ela seria evitada. Mas havia um trunfo: o atacante turco Burak Yilmaz, em fim de contrato com o Lille-FRA, mantinha contato próximo (embora descompromissado) com o dono do clube, o empresário Isitan Gün, e seu braço-direito, Ogan Tarhan. Uma dupla de compatriotas.

Logo o descompromisso ficou "compromissado": em um momento, a dupla Isitan-Ogan oficializou uma proposta para trazer Burak Yilmaz ao Fortuna Sittard. Proposta que contemplava até o pós-carreira do atacante turco de 37 anos e tantas experiências: tão logo o compromisso se encerrasse, Yilmaz poderia iniciar uma carreira de treinador nas categorias de base do Fortuna. Ele aceitou. E virou não só uma das transferências mais alternativas da atualidade no futebol europeu, como também aquela vinda que, sozinha, aumenta as esperanças da torcida. Mas além de Burak, o técnico Sjors Ultee terá outros jogadores recém-chegados, capazes de melhorar a equipe. Dois emprestados, o zagueiro teuto-brasileiro Rodrigo Guth e o atacante espanhol Iñigo Córdoba, tiveram boas experiências na Eredivisie passada, e qualificam tecnicamente a equipe. E de um costumeiro time que briga para não cair, o Fortuna Sittard virou um dos candidatos a surpresa positiva da temporada. O que uma contratação não faz...

Nenhum comentário:

Postar um comentário