quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Guia da Eredivisie 2022/23: Vitesse

Ferro é uma das raras contratações de um Vitesse que começa a notar algumas dificuldades vindouras (vitesse.nl/Divulgação)


 Stichting Betaald Voetbal Vitesse

Cidade: Arnhem  
Estádio: GelreDome (capacidade para 21.248 torcedores) 
Apelidos: Vites, Arnhemmers 
Títulos: nenhum Campeonato Holandês (1 Copa da Holanda) 
Patrocínio: eToro (empresa de investimentos online em criptomoedas)
Técnico: Thomas Letsch
Destaques: Matus Bero (meio-campista) 
Fique de olho: Melle Meulensteen (zagueiro)
Temporada passada: 6º colocado
Brasileiros no grupo de jogadores: nenhum
Copas europeias: nenhuma
Objetivo: vaga nos play-offs pela Liga das Conferências/meio de tabela
Amistosos de pré-temporada:
2 de julho - Seleção da região de Westervoort 0x7 Vitesse
8 de julho - Vitesse 0x0 Westerlo-BEL
12 de julho - Vitesse 1x0 Maccabi Haifa-ISR
17 de julho - KV Oostende-BEL 2x0 Vitesse
22 de julho - Vitesse 2x2 VVV-Venlo
26 de julho - Vitesse 1x2 OFI Creta-GRE
30 de julho - Vitesse 1x2 Atromitos-GRE
Principais chegadas: Kjell Scherpen (G, Brighton-ING), Melle Meulensteen (D, RKC Waalwijk), Carlens Arcus (D, Auxerre-FRA), Ferro (D, Benfica-POR), Ryan Flamingo (D, Sassuolo-ITA), Mitchell Dijks (D, Bologna-ITA), Gabriel Vidovic (M, Bayern de Munique-ALE), Kacper Kozlowski (Brighton-ING) e Mohamed Sankoh (A, Stuttgart-ALE)
Principais saídas: Riechedly Bazoer (D/M, AZ), Danilho Doekhi (D, Union Berlin-ALE), Eli Dasa (D/M, fim de contrato), Patrick Vroegh (M, RKC Waalwijk), [Jacob Rasmussen (D/M, Fiorentina-ITA)], Daan Huisman (M, VVV-Venlo)[Loïs Openda (A, Club Brugge-BEL)], [Adrian Grbic (A, Lorient-FRA)], [Yann Gboho (A, Rennes-FRA)] e Oussama Darfalou (A, fim de contrato)
Legenda
Jogador (posição, clube) 
Transferência 
[Retorno de empréstimo] 
Empréstimo

Eis a maior incógnita do Campeonato Holandês. Na verdade, talvez incógnita nem seja o nome mais adequado: desconfiança descreve melhor as perspectivas do Vites para esta temporada. Todos os grandes destaques de uma atuação honrosa na temporada passada deixaram Arnhem: Danilho Doekhi, Riechedly Bazoer, Jacob Rasmussen, o grande destaque Loïs Openda. O cenário fica ainda mais duvidoso ao se pensar o que pode acontecer em termos de investimentos, agora que o russo Valeriy Oyf deseja vender suas ações do clube - e não se pode esquecer que, em 2023, acaba o contrato de aluguel do estádio GelreDome, sem que o clube consiga encaminhar a solução da pendenga.

Fica ainda mais complicado pensar numa boa campanha para o Vitesse ao se notar que as contratações foram poucas, até agora. E a maioria delas, para a zaga: Melle Meulensteen chega de uma boa temporada no RKC Waalwijk, e tanto o português Francisco "Ferro" quanto Ryan Flamingo podem ganhar ritmo de jogo antes de voltarem a seus clubes. Na reta final da janela, vieram nomes que, quem sabe, possam ajudar, como Kjell Scherpen e Mitchell Dijks. Alguns nomes frequentes nos últimos anos continuam, como Eli Dasa, Matus Bero e Maximilian Wittek. E pelo menos, o técnico Thomas Letsch seguirá no clube. Mas precisará de um trabalho bem mais profundo para igualar o desempenho razoável de 2021/22, diante da perspectiva de queda brusca de investimentos para esta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário