segunda-feira, 3 de junho de 2024

Análise da temporada: Fortuna Sittard

Enquanto pôde, Kaj Sierhuis ajudou o Fortuna Sittard a fazer uma temporada como queria: sem muitos sobressaltos (BSR Agency/Getty Images)

Colocação final: 10º lugar, com 38 pontos (9 vitórias, 11 empates e 14 derrotas)
No turno havia sido: 11º lugar, com 19 pontos (na frente pelo maior saldo de gols)
Time-base: Koopmans; Ivo Pinto, Rodrigo Guth, Siovas e Dijks; Rosier, Halilovic e Özyakup (Peterson); Oratmangoen (Lonwijk), Sierhuis (Da Cruz) e Iñigo Córdoba
Técnico: Danny Buijs
Maior vitória: Fortuna Sittard 5x2 Excelsior (24ª rodada)
Maiores derrotas: AZ 4x0 Fortuna Sittard (7ª rodada), Utrecht 4x0 Fortuna Sittard (21ª rodada) e Sparta Rotterdam 4x0 Fortuna Sittard (27ª rodada) 
Principais jogadores: Alen Halilovic (meio-campista) e Kaj Sierhuis (atacante) 
Artilheiro: Kaj Sierhuis (atacante), com 12 gols  
Quem deu mais passes para gol: Ivo Pinto (lateral direito) e Kaj Sierhuis (atacante), ambos com 4 passes
Quem mais partidas jogou: Iñigo Córdoba (atacante), que jogou 33 partidas
Copa nacional: eliminado pelo Groningen, nas quartas de final
Competições continentais: nenhuma

Depois da temporada passada, com as turbulentas passagens de Burak Yilmaz (que começou atraindo muitas expectativas e terminou saindo do clube antes mesmo que a temporada acabasse, desmotivado e querendo encerrar a carreira de jogador) e do técnico espanhol Julio Velásquez (que causou celeuma na Holanda/Países Baixos pelo comportamento colérico à beira do campo), tudo que o Fortuna Sittard mais queria era uma temporada tranquila. Conseguiu. Até demais. Porque tudo que os Fortunezen já vinham sendo na primeira metade da temporada, foram com ela completa: uma equipe boa em casa e péssima como visitante (terceiro pior da Eredivisie), com ataque defeituoso - o quarto pior da Eredivisie, apenas 37 gols em 34 partidas -, se valendo das vitórias e empates contra adversários abaixo na tabela (vitória contra Volendam, RKC Waalwijk e Excelsior; empate com o Heracles Almelo) para seguir seguro e manter a ameaça de rebaixamento longe.

Durante uma parte do returno, até, a equipe de Sittard chegou a se aproximar da zona de repescagem por vaga na Conference League. Seria um prêmio ao trabalho seguro do técnico Danny Buijs e às boas atuações de alguns jogadores na temporada - o meio-campo Alen Halilovic (voltando a mostrar bom nível técnico, muito tempo após surgir promissor no Barcelona), o ponta-esquerda Iñigo Córdoba, o atacante Kaj Sierhuis. A reta final da temporada, contudo, colocou fim a isso: depois da 26ª rodada, nada mais de vitórias - quatro empates e quatro derrotas. Pior ainda foi, na antepenúltima rodada (empate em 0 a 0 com o Go Ahead Eagles), perder Kaj Sierhuis, machucado seriamente no joelho, para o resto do ano. Entretanto, diante das confusões de 2022/23, fazer uma temporada tranquila no meio da tabela não foi nada mal para o Fortuna Sittard.

Nenhum comentário:

Postar um comentário