quinta-feira, 6 de junho de 2024

Até que valeu

Memphis Depay (à esquerda) e Frimpong tiveram motivos para festa: foram os destaques do amistoso contra o Canadá (ProShots)

Ao longo da semana - principalmente na entrevista coletiva antes do amistoso contra o Canadá, primeiro jogo de preparação para a Euro 2024 que vem aí -, o técnico Ronald Koeman elogiou: os treinos da seleção masculina da Holanda (Países Baixos) estavam rendendo bem. E se faltava mostrar isso em campo, isso foi mostrado, com a goleada da Laranja por 4 a 0. Um teste que até valeu, ainda que sem garantia de que alguns nomes que entraram em campo também serão titulares na estreia na Euro, contra a Polônia, no próximo dia 16. Por isso, o jogo desta quinta-feira foi mais para testes.

Tantos testes, aliás, que permitiram a Koeman fazer experiências pedidas há muito. Como Micky van de Ven, jogando na lateral esquerda; Brian Brobbey, ao lado de Memphis Depay, no ataque; e... Jeremie Frimpong, enfim jogando como ala pela direita, num esquema com três zagueiros. Demorou um pouco para que os Países Baixos se impusessem, porque a seleção canadense (em preparação para a Copa América, na primeira partida sob o comando do técnico norte-americano Jesse Marsch) começou marcando a saída de bola, impedindo a troca neerlandesa de passes. Mesmo sem criar chances, bastou até para alguns chutes a gol - como o de Liam Millar, aos 9', mandando a bola na rede pelo lado de fora.

Só que, aos poucos, os espaços apareceram. Primeiro em jogadas de bolas paradas - como aos 16', quando Daley Blind cobrou falta e Georginio Wijnaldum (atuação questionada) cabeceou para fora. Depois, com a bola rolando. Principalmente pela direita, porque Frimpong logo começou a mostrar o nível de atuação que se esperava (e se desejava) dele pela direita. O camisa 12 tentou um chute para fora, aos 21'; passou a bola para Memphis Depay aos 29', mas o goleiro Dayne St. Clair pegou; quase fez aos 32', num arremate só bloqueado pelo zagueiro Moïse Bombito (assim como Derek Cornelius evitou que Wijnaldum marcasse, aos 38'); e tentou de novo aos 42', após Brian Brobbey ajeitar, para nova defesa de St. Clair. De quebra, nos acréscimos, Depay criou boa chance, lançando a bola em profundidade para Brobbey, que falhou na finalização. 

Brian Brobbey teve sua primeira chance como titular da Laranja (desta vez, de azul). Perdeu alguns gols, mas ajudou (Koen van Weel/ANP/Getty Images)

Mesmo com o 0 a 0 no placar, a Holanda já passava uma boa impressão. Consolidada no começo do segundo tempo, com mais uma tentativa (chute de Ryan Gravenberch, aos 49'). Só faltava um gol. Que veio logo no minuto seguinte, em jogada dos dois destaques da partida: Frimpong cruzando, Memphis Depay concluindo na pequena área. Confirmava-se ali o brilho de Frimpong, que fez o segundo gol como tantas vezes mostrou no Bayer Leverkusen ao longo da temporada 2023/24: avançando com campo livre pela direita, e finalizando, após uma primeira tentativa bloqueada. Vitória encaminhada, Ronald Koeman pôde fazer algumas alterações. Duas delas, inclusive, participaram do lance do terceiro gol, aos 63': Donyell Malen chutando, e Wout Weghorst aproveitando o rebote do goleiro St. Clair. No fim, Virgil van Dijk (vindo do banco pela primeira vez, em suas 67 partidas defendendo a seleção laranja) transformou a vitória em goleada.

Uma goleada que foi relativizada, mas que, ao mesmo tempo, confirmou os motivos de elogio de Ronald Koeman. E que indica: pelo menos na preparação para a Euro, a Laranja está bem.

Amistoso
Holanda 4x0 Canadá
Data: 6 de junho de 2023
Local: De Kuip (Roterdã)
Juiz: Rohit Saggi (Noruega)
Gols: Memphis Depay, aos 50', Jeremie Frimpong, aos 57', Wout Weghorst, aos 63', e Virgil van Dijk, aos 83'

HOLANDA
Bart Verbruggen; Lutsharel Geertruida, Matthijs de Ligt (Stefan de Vrij, aos 71') e Daley Blind (Virgil van Dijk, aos 71'); Jeremie Frimpong (Steven Bergwijn, aos 62'), Jerdy Schouten, Georginio Wijnaldum, Ryan Gravenberch (Joey Veerman, aos 85') e Micky van de Ven; Memphis Depay (Donyell Malen, aos 62') e Brian Brobbey (Wout Weghorst, aos 62'). Técnico: Ronald Koeman

CANADÁ
Dayne St. Clair; Alistair Johnston (Dominick Zator, aos 56'), Moïse Bombito, Derek Cornelius e Alphonso Davies; Tajon Buchanan (Charles-Andreas Brym, aos 56'), Ismael Koné (Samuel Piette, aos 78'), Stephen Eustáquio (Mathieu Choiniere, aos 71') e Liam Millar (Jacob Shaffelburg, aos 46'); Jonathan David e Cyle Larin (Junior Hoilett, aos 71'). Técnico: Jesse Marsch

Um comentário: