sexta-feira, 11 de novembro de 2022

Os holandeses na Copa: Noppert

 
Há dois anos, Noppert chegou a cogitar encerrar a carreira. De lá para cá, cresceu, melhorou, e agora é um dos três goleiros da Holanda na Copa (Divulgação/KNVB Media)


Ficha técnica
Nome: Andries Noppert
Posição: Goleiro 
Data e local de nascimento: 7 de abril de 1994, em Heerenveen 
Clubes na carreira: Heerenveen (2013 a 2014 e desde 2022), NAC Breda (2014 a 2018), Foggia-ITA (2018 a 2019), Dordrecht (2019 a 2020), Go Ahead Eagles (2021 a 2022)
Desempenho na seleção: não jogou
Torneios pela seleção: nenhum

Na temporada 2021/22, quando o goleiro Andries Noppert era um dos principais responsáveis pela ótima fase que o Go Ahead Eagles vivia no Campeonato Holandês, a torcida das Águias ostentava uma faixa: "Andries in Oranje" (em holandês, "Andries na Laranja"). Até era um pedido de convocação, mas cercado de galhofa e autoironia: como Noppert, goleiro de uma equipe pequena da Eredivisie, poderia ser convocado? Pois o tempo, só ele, transformou uma piada em verdade respeitável: neste ano, Noppert melhorou tanto que passou a merecer o respeito de Louis van Gaal. Mais do que isso: mereceu a convocação para a Copa do Mundo, mesmo sem partidas jogadas pela Laranja, num daqueles casos de ascensão irresistível que acaba sendo premiada. Aliás, premiada como a própria carreira de Noppert.

Antes mesmo de ser jogador de futebol, Pasveer foi considerado pela própria família um sujeito bastante esforçado: em entrevista à revista Voetbal International, em outubro, o pai, Fokko Noppert, se lembrou do filho construindo um balão artesanal, só para participar de um festival de balonismo em Joure, cidade próxima a Heerenveen onde a família Noppert fixou residência. Foi lá, também, que Andries se iniciou no futebol, no amador SC Joure. Desde a chegada, já se imaginou a posição em que ele atuaria, como o pai recordou: "A altura dele já influenciou nisso, também. Ele já era um tanto mais alto do que os outros" - na idade adulta, Noppert chegou aos 2 metros de altura.

Demorou pouco para Noppert ser notado por um clube profissional que o trouxesse à sua base. Pela sua cidade natal, era óbvio que o Heerenveen seria tal clube. E o pré-adolescente impressionou bem no clube da Frísia. A ponto de se esforçar em pontos fracos, como bem se lembrou à Voetbal International um treinador da época, Wim Reckers: "Andries pensava que nunca ia aprender como cobrar um tiro de meta. Vivia me falando: 'Professor, não vai dar certo'".

Até deu certo, mas não no Heerenveen - não de imediato, pelo menos. Porque, mesmo começando a carreira no Fean, Noppert não chegou a disputar partidas pelo clube na primeira passagem. Após uma temporada (2013/14) na reserva, ainda jovem, preferiu seguir a vida no NAC Breda, então ainda na primeira divisão - influenciado pela ida de Albert van der Sleen, seu treinador de goleiros, para o clube aurinegro de Breda. Ainda assim, sua primeira partida por lá só seria em 22 de abril de 2016: pela  rodada da segunda divisão, contra o Almere City (empate em 1 a 1). Já era uma vitória: Noppert ouvira da diretoria do NAC Breda que o clube pretendia dispensá-lo, mas tinha aquela chance, em razão da ausência do titular habitual Jelle ten Rouwelaar. E a boa sensação só se ampliaria: em junho, a pedido do próprio Ten Rouwelaar, o NAC Breda renovaria o contrato do (ainda jovem) goleiro.

Noppert ganhou algum espaço no NAC Breda. Mas não foi tanto para catapultar a carreira (VI Images/Getty Images)

A boa sensação, contudo, se acabaria totalmente ao longo dos anos seguintes. Noppert ficou no NAC Breda ao longo do resto de 2016, somente três jogos pela Eredivisie em 2017... e em janeiro de 2018, o clube o liberou para o Foggia, da segunda divisão italiana. Experiência que foi pior ainda para o goleiro: após somente oito jogos nos Satanelli ("Diabinhos", apelido do Foggia), as dificuldades de adaptação à Itália - dele e da família - foram mais fortes, até em questões como problemas para aprender o idioma. Terminada a temporada 2018/19, Noppert retornou à Holanda, para o Dordrecht, outro clube da Eerste Divisie (segunda divisão). Chance de sequência naquela temporada? Nada feito: após dois jogos, uma lesão no menisco o tirou dos campos. E quando chegava a reta final da recuperação... apareceu a pandemia de COVID-19. Finalmente, o contrato com o Dordrecht se expirou sem renovação.

Por incrível que pareça, foi justamente naquela inatividade forçada que Noppert se motivou para a reação na carreira. Durante um encontro familiar, o pai Fokko sugeriu ao filho, diante de tantos dissabores no futebol: "Andries, será que já não é hora de buscar uma coisa diferente?". Pois Andries continuou a carreira. E conseguiu o lugar que lhe seria fundamental: em janeiro de 2021, ganhou uma chance no Go Ahead Eagles, para ser reserva de Jay Gorter na reta final da campanha na segunda divisão. O clube de Deventer foi vice-campeão, conseguindo o acesso para a Eredivisie, e Gorter foi contratado pelo Ajax. Àquela altura, Warner Hahn ainda foi contratado para ser titular nas Águias, enquanto Noppert seguia predominantemente na reserva, apenas atuando na Copa da Holanda. O que durou até janeiro de 2022: já um pouco desgastado, Hahn se transferiu para o IFK Göteborg sueco. 

Saudado pelos colegas, adorado (e gozado) pela torcida: Noppert, enfim, teve a grande chance no Go Ahead Eagles. E aproveitou (Dennis Bresser/Soccrates/Getty Images)

Era o espaço para ser titular, que Noppert tanto buscou na carreira. E como ele o aproveitou! O returno da Eredivisie 2021/22 foi o suficiente para o goleiro se converter num dos melhores de sua posição no campeonato: com segurança e agilidade, ele foi um dos responsáveis pela elogiável campanha do Go Ahead Eagles na primeira divisão. A ponto de despertar aquela piada do começo: meio na galhofa, a torcida começava a gritar e a trazer em faixas o "pedido" de "Noppert é seleção".

Ainda não era seleção. Mas seria do Heerenveen: enfim, oito anos depois de deixar o clube em que se formara, Noppert voltava. Para ser titular. E dar sequência à boa fase: porcentagem de defesas maior do que na temporada passada (76%, contra 73%), pelo menos uma grande atuação (2 a 1 contra o Twente, na 7ª rodada), um dos maiores responsáveis pelo Heerenveen ter a terceira defesa menos vazada do Campeonato Holandês (12 gols, menos do que o PSV, até agora).

Noppert começou no Heerenveen. Chegou ao grupo principal em 2013. Mas só nove anos depois, virou absoluto no time da Frísia (Dennis Bresser/Soccrates/Getty Images)

E o que era só autoironia da torcida do Go Ahead Eagles virou realidade. Porque Louis van Gaal reconheceu que os gritos influenciaram: "Eu já conhecia Noppert, mas não bem o bastante. Depois daquilo, você começa a prestar atenção". Noppert foi convocado para os jogos contra Polônia e Bélgica, nas rodadas finais da Liga das Nações. Ganhou um lugar entre os quatro goleiros. E agora, está na Copa do Mundo, mesmo sem nenhuma partida pela Laranja. A lembrança da sugestão feita em 2020 para que o filho encerrasse a carreira motiva risadas do pai Fokko Noppert. E a convocação de agora é mais uma mostra de que, sim, contos de fadas existem no futebol.

(Rene Nijhuis/BSR Agency/Getty Images)


Nenhum comentário:

Postar um comentário