quinta-feira, 20 de junho de 2019

Análise da temporada: Groningen

Os problemas do primeiro turno deram lugar a uma ascensão irresistível no returno: o Groningen foi das últimas posições à repescagem por vaga na Liga Europa, sem escalas (VI Images)

Colocação final: 8º colocado, com 45 pontos (na frente pelo melhor saldo de gols) - eliminado nos play-offs por vaga na Liga Europa, pelo Vitesse
No turno havia sido: 15º colocado, com 15 pontos
Time-base: Padt; Zeefuik, Te Wierik, Chabot e Handwerker; Doan, Reis, Memisevic e Bruns (Bel Hassani); Mahi e Sierhuis (Gladon)
Técnico: Danny Buijs
Maior vitória: Groningen 5x2 NAC Breda (14ª rodada)
Maior derrota: Heracles Almelo 4x1 Groningen (9ª rodada)
Principais jogadores: Ritsu Doan (meio-campista) e Mimoun Mahi (atacante) 
Artilheiro: Mimoun Mahi (atacante), com 8 gols
Quem deu mais passes para gol: Mimoun Mahi (atacante), com 6 passes para gol
Quem mais partidas jogou: Sergio Padt (goleiro), que atuou em 36 partidas - 34 pela temporada regular, dois pela repescagem por vaga na Liga Europa
Copa nacional: eliminado na primeira fase, pelo Twente (segunda divisão)
Competição continental: nenhuma

É possível dizer: o Groningen teve o que merecia nesta temporada. Desde o primeiro turno, mesmo numa profunda crise, com sequência negativa (nove derrotas nas onze primeiras rodadas), notava-se que a equipe do norte holandês tinha capacidade para viver momentos mais seguros. A torcida apoiava e mantinha alguma paciência. O técnico Danny Buijs seguia tendo algum respaldo para continuar seu trabalho. E alguns jogadores mostravam capacidade técnica. Mesmo com problemas pessoais rapidamente resolvidos, o goleiro Sergio Padt seguia como um dos mais seguros da posição no campeonato. Ritsu Doan mostrava habilidade, partindo da meia-esquerda para finalizar jogadas, marcar gols, ser o "homem-surpresa" do meio-campo dos Groningers. Ludovit Reis, por sua vez, se exibia como um volante promissor. E Mimoun Mahi, novamente, era o destaque ofensivo, a garantia de gols.

No final do turno, sair da zona de repescagem/rebaixamento já era um sinal de que dias melhores viriam. E o Groningen aproveitou a pausa de inverno da melhor maneira possível: se acalmou, acertou algumas arestas e partiu para um começo notável de returno. Nas nove primeiras rodadas de 2019, seis vitórias dos Groningers - com algumas atuações que mereciam triunfos até mais enfáticos, como o 1 a 0 no Feyenoord, em casa, na 22ª rodada. Até mesmo as derrotas traziam algo de elogiável para o Groningen: foi o caso da vitória do PSV (2 a 1, na 19ª rodada), quando o Groningen trouxe muito perigo para os Boeren no segundo tempo. Ou então, a queda para o campeão Ajax, na 31ª rodada, quando a equipe alviverde só levou o gol da vitória Ajacied aos 83'. Não só os destaques se mantinham fortes (Doan, Reis, Mahi), como alguns coadjuvantes cresciam de produção no Groningen - caso de dois atacantes: Kaj Sierhuis e Paul Gladon, sendo que Gladon às vezes vinha da reserva para marcar gols valiosos, como na vitória por 1 a 0 sobre o Excelsior, na 29ª rodada.

E de um time ameaçado pelo rebaixamento, o Groningen foi quase sem escalas para a disputa por um lugar na repescagem por vaga na Liga Europa. Foi o quarto melhor time no returno, com 30 pontos, só abaixo dos três grandes da Holanda. Teve um mau final de temporada regular, perdendo três jogos nas últimas quatro rodadas. Só que ADO Den Haag e Willem II também tropeçaram. E os Groningers alcançaram os play-offs que pareciam tão distantes no fim do turno. Chegaram a sonhar com a decisão da vaga na Liga Europa, ao vencer o Vitesse no jogo de ida, mas uma excelente atuação de Tim Matavz pôs fim ao sonho no jogo de volta. Tudo bem, a torcida perdoou: o desempenho do Groningen na temporada do Campeonato Holandês já podia ser considerado honroso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário