sábado, 22 de junho de 2019

Análise da temporada: Utrecht

O Utrecht começou mal. A chegada de Dick Advocaat o estabilizou taticamente. Os reforços e os destaques apareceram e possibilitaram mais variedade em campo. E o prêmio chegou: vaga na Liga Europa (VI Images)

Colocação final: 6º colocado, com 53 pontos (atrás pelo pior saldo de gols) - vencedor da repescagem por vaga na Liga Europa
No turno havia sido: 4º colocado, com 28 pontos
Time-base: Jensen; Klaiber, Letschert, Willem Janssen e Gavory; Van Overeem, Bazoer (Strieder), Gustafson e Van de Streek (Emanuelson); Kerk e Bahebeck (Boussaid/Dessers)
Técnico: Jean-Paul de Jong (até a 4ª rodada), Marinus Dijkhuizen (interino, na 5ª rodada) e Dick Advocaat (a partir da 6ª rodada)
Maior vitória: VVV-Venlo 2x6 Utrecht (28ª rodada)
Maior derrota: ADO Den Haag 5x0 Utrecht (29ª rodada)
Principais jogadores: Simon Gustafson (meio-campista) e Gyrano Kerk (atacante)
Artilheiro: Simon Gustafson (meio-campista), com 11 gols
Quem deu mais passes para gol: Simon Gustafson (meio-campista) e Gyrano Kerk (atacante), ambos com 9 passes para gol
Quem mais partidas jogou: Sean Klaiber (lateral direito), Simon Gustafson (meio-campista) e Gyrano Kerk (atacante), todos com 37 partidas - 33 pela temporada regular, quatro pela repescagem por vaga na Liga Europa
Copa nacional: eliminado nas oitavas de final, pelo Feyenoord
Competição continental: nenhuma

Quando a temporada começou, com apenas uma vitória em quatro rodadas, o Utrecht se preocupou com um pensamento: se nada mudasse, talvez o time fizesse uma temporada abaixo do que normalmente está habituado a fazer. Ter caído para o Vitesse, na decisão da vaga na Liga Europa dentro da temporada passada, aumentava a impressão de fim de ciclo. E a ação foi rápida: demissão do técnico Jean-Paul de Jong, ainda na quarta rodada, para a contratação de Dick Advocaat, reconhecidamente mais cauteloso na montagem tática de suas equipes. Deu certo: com uma sequência de quatro vitórias - e cinco jogos sem perder - no primeiro turno, os Utregs embalaram rumo à quarta posição. Foram mudando, mas o embalo continuou. E resultou numa excelente temporada.

Para começo de conversa, o Utrecht mudou dentro de campo por ganhar mais fé no seu taco. Nos primeiros tempos sob o "bombeiro" Advocaat, a opção era uma só: jogar se segurando na defesa, apostando nos contragolpes puxados por Gyrano Kerk e sua velocidade espantosa. Temor do início da temporada afastado, a equipe mostrou mais gente capaz de chamar a responsabilidade. No meio-campo, o sueco Simon Gustafson enfim encontrou um clube com nível técnico para mostrar seu talento, tanto na criação de jogadas quanto na chegada ao ataque, para finalizar. Jogando mais atrás, Joris van Overeem justificou sua contratação, tornando-se mais versátil num papel de marcação. Finalmente, as contratações da pausa de inverno foram certeiras: tanto Riechedly Bazoer quanto Urby Emanuelson fortaleceram o poder ofensivo do Utrecht - e, ao se falar de Emanuelson, mais experiência. Sem contar outras qualidades, como a utilidade de Sean Klaiber na lateral/ala direita e a liderança inquestionável do zagueiro e capitão Willem Janssen.

A volta ruim para o returno (três derrotas nos três primeiros jogos de 2019) vitimou um pouco a equipe do estádio Galgenwaard. Mas a partir daí, seguiram-se oito jogos sem derrota, com cinco vitórias e três empates. Fazendo frente aos três grandes - empatando com o PSV e ganhando do Feyenoord, por exemplo -, o Utrecht se fortaleceu. Viu novas opções também ajudarem no ataque, como Jean-Christophe Bahebeck e Othman Boussaid. Resistiu a um final irregular de temporada, entre vitórias e derrotas. E chegou parecendo suficientemente calejado aos play-offs pelo lugar na Liga Europa, pela quarta vez seguida. Calejado e bem preparado: sobrou fisicamente e se sobressaiu tecnicamente quando necessário, tanto nas semifinais contra o Heracles Almelo quanto na final contra o Vitesse. E enfim, o Utrecht pôde comemorar novamente um lugar num torneio continental. Melhor: após Dick Advocaat estabilizar a equipe, o técnico John van den Brom chega ao clube e encontra um grupo pronto para sonhar com posição até melhor na próxima temporada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário