domingo, 2 de junho de 2019

As 23 Leoas: Miedema

Entre 12 de maio e 4 de junho, o Espreme a Laranja traz um texto descrevendo a carreira de todas as 23 convocadas para a seleção da Holanda que disputará a Copa do Mundo feminina. 


Nos clubes, Vivianne Miedema já provou seu talento repetidas vezes. Na seleção, em torneios grandes, ainda tropeça. A Copa é a grande chance para eliminar as poucas dúvidas sobre seu talento (onsoranje.nl)

Quem acompanhava futebol na Holanda (nem precisava ser só futebol feminino) já ouvia falar, desde o começo desta década, de uma garota que fazia gols aos borbotões, prometendo ser a grande atacante da história do país no ludopédio das mulheres, um nome para se unir rapidamente a Sylvia Smit e Manon Melis como símbolo de bolas nas redes adversárias pela seleção feminina. Pois bem,  pelo menos em clubes, Vivianne Miedema justifica a expectativa: é uma das melhores goleadoras europeias. Mas pela seleção da Holanda, ainda falta uma atuação regular de "Vivi" num grande torneio, do começo ao fim. A Copa de 2019 pode ser a grande chance para ela confirmar aos olhos do mundo o que já é: uma das grandes atacantes do futebol feminino mundial.

Miedema começou a jogar aos cinco anos de idade, no HZVV, clube amador de sua cidade natal, Hoogeveen - nele, atuava entre os garotos. Em casa, a fanática torcedora do Feyenoord tinha alguém com quem dividir o gosto pela prática do futebol: o irmão Lars Miedema (hoje, atuando no time sub-19 do Zwolle). Após oito anos de HZVV, a atacante se foi para outro clube amador de Hoogeveen, o De Weide. Mas sua carreira profissional só começou em 2011, quando ela se transferiu para o Heerenveen.

Já no primeiro clube de sua carreira, Miedema mostrava estar destinada a quebrar recordes. Contratada para a temporada 2011/12, aos 15 anos, ela foi simplesmente a jogadora mais nova da história do Campeonato Holandês feminino. Seria mera curiosidade, se o talento não fosse imediatamente mostrado em campo: o primeiro gol pelo Heerenveen veio no segundo jogo pela Eredivisie feminina, contra o Zwolle, numa vitória por 4 a 3. E ao final daquela temporada, Miedema tinha marcado 10 gols em 18 jogos - noutras palavras, fora a goleadora do Fean na Eredivisie Vrouwen. Claro, Vivianne já era nome frequente nas seleções de base: só entre 2010 e 2012, passou pelos times sub-15, sub-16 e sub-17 da Holanda.

Se o bom desempenho na temporada de estreia pelo Heerenveen podia ser apenas "surpresa de principiante", Miedema se provou realidade em 2012/13, a primeira temporada da BeNeLeague, o campeonato feminino conjunto de Bélgica e Holanda. Foram nada menos do que 27 gols em 26 jogos - somando-se a disputa da Copa da Holanda, 29 gols em 28 partidas. Foi praticamente inevitável que o técnico Roger Reijners convocasse a novata, então com 17 anos de idade - e a jovem começou seu caminho pela Laranja numa vitória por 4 a 0 sobre a Albânia, em amistoso disputado em 26 de setembro de 2013.

Àquela altura, "De Koele" (em holandês, "A Fria", referência ao temperamento tímido da atacante) já era acompanhada mundo afora. Bayern de Munique-ALE, Lyon-FRA, Umea-SUE: várias potências do futebol feminino europeu queriam tirá-la do Heerenveen. Ganharam mais motivos com o desempenho exuberante que Miedema teve na temporada 2013/14 - e em todo o ano de 2014. Pelo Heerenveen, a atacante se tornou goleadora da BeNeLeague daquela temporada, com números ainda maiores: 41 gols em 29 jogos pelo clube alviazul. Depois daquilo, enfim cedeu ao interesse de um gigante, se transferindo para o Bayern de Munique. Nem brilhou tanto em 2014/15 - 17 jogos, 7 gols -, mas foi titular na primeira conquista de uma Bundesliga feminina pelo Bayern desde 1976.

Com apenas 18 anos, Miedema já chegou badalada à Copa de 2015. Mas foi mal (Maddie Meyer/FIFA/Getty Images)
Pela seleção, o brilho de Vivianne na finalização foi visto em dois momentos. Pela equipe sub-19 da Holanda, ela foi o grande destaque do título na Euro da categoria, em 2014: mais uma artilharia (6 gols), e o título de melhor jogadora da competição. Na seleção adulta, Miedema foi convocada para a repescagem das Eliminatórias da Copa de 2015, foi titular nas partidas contra a Itália - e marcou todos os gols holandeses contra a Azzurra (1 a 1 na ida, 2 a 1 na volta), sendo o destaque que fez a Holanda chegar à primeira Copa feminina de sua história, uma das grandes personagens femininas do esporte holandês em 2014. Com todos esses feitos, mesmo antes de completar 19 anos, Miedema já foi convocada para a Copa de 2015 como forte candidata a revelação do torneio, como a grande aposta da Holanda para surpreender no torneio. Esperava-se muito, e veio pouco - ou nada: vitimada por uma forte gripe durante a Copa (e um pouco afetada pela pressão), Miedema jogou mal na competição. Foi titular nas quatro partidas das Leoas, mas apareceu pouco, deixando o destaque para outra novata, Lieke Martens, e uma veterana, Kirsten van de Ven.

A explosão de Miedema com o gol do título na Euro 2017: após um começo preocupante, um fim digno de seu talento (AFP)
Mas qualquer risco de decepção se dissipou tão logo Miedema voltou ao Bayern de Munique para as temporadas regulares: em 2015/16, veio o bicampeonato alemão, e novo bom desempenho da atacante (14 gols em 22 jogos - vice-artilheira da Bundesliga Frauen). Em 2016/17, a atacante deu nova prova de sua qualidade na finalização: além de outros 14 gols na Bundesliga, foi artilheira da Liga dos Campeões Feminina (8 gols). Novamente, "Vivi" chegava a um grande torneio com expectativas por parte da torcida: era candidata a destaque na Euro feminina sediada na Holanda. O começo foi preocupante: não só passou a fase de grupos da Euro em branco, como foi criticada pelo individualismo em excesso. Mas a partir das quartas de final, Miedema embalou, ao marcar na vitória contra a Suécia. Fez mais um nas semifinais, abrindo o caminho da vitória sobre a Inglaterra. E na final contra a Dinamarca, a apoteose: dois gols, um deles fechando o triunfo por 4 a 2 que deu o primeiro grande título da seleção feminina da Holanda. Ao marcar este gol, Miedema explodiu num grito, confessando após o jogo: "Eu chorei". Era o alegre fim, após um mau começo.

A badalação voltara. E se o Bayern se aproveitara disso para contratá-la em 2014, foi a vez do Arsenal fazer o mesmo: aproveitando a manifesta vontade da atacante em ter um "novo desafio", como comentara numa entrevista, os Gunners contrataram Miedema logo após a Euro 2017. Pode não ter dado tão certo em 2017/18: veio apenas o título da Copa feminina da Liga Inglesa, com só quatro gols em 11 jogos pelo Campeonato Inglês. Porém, nesta temporada 2018/19, Miedema compensou plenamente: Arsenal campeão inglês feminino, com ela sendo a goleadora da Women Super League - 22 gols em 17 jogos, a maior goleadora de uma temporada na história do Campeonato Inglês das mulheres. O recorde foi somado a mais um prêmio: eleita pela associação dos jogadores a melhor da temporada.

O prêmio de melhor da temporada na Inglaterra foi mais do que justo: Miedema alcançou o recorde de gols numa só temporada (Barrington Coombs/PA Images/Getty Images)
Claro, na seleção Miedema seguiu absoluta do título da Euro até agora. Foram cinco gols na campanha regular das Eliminatórias da Copa, mais dois gols na repescagem que levou a Oranje a mais um Mundial. Neste 2019, em cinco jogos pela seleção, cinco gols. E Miedema chega à Copa tendo balançado as redes por 58 vezes defendendo a Holanda - só falta um gol para igualar o recorde de Manon Melis como a maior artilheira da história da seleção feminina. Seu talento nos clubes já foi testado e aprovado. A Copa de 2019 é mais uma chance para Miedema confirmar ao mundo o que já se sabe: poucos sabem fazer gols como ela, atualmente.

Ficha técnica
Nome: Anna Margaretha Marina Astrid "Vivianne" Miedema
Posição: Atacante
Data e local de nascimento: 15 de julho de 1996, em Hoogeveen (Holanda)
Clubes na carreira: Heerenveen (2011 a 2014), Bayern de Munique-ALE (2014 a 2017) e Arsenal-ING (desde 2017)
Desempenho na seleção: 74 jogos e 58 gols, desde 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário